A Lâmpada
A lâmpada também faz parte da eletricidade, as primeiras lâmpadas passaram por muitas mudanças até chegar ao material que usamos hoje, escolhido, pois é um material que nem se fundia ou queimava o filamento de tungstênio (metal que só se funde quando submetido à temperatura altíssima e quando esse metal é usado em lâmpadas a sua temperatura de trabalho chega a 300C .). A luz se obteve a patir da energia elétrica, uma lâmpada brilhou por 48 horas seguidas, construída com um fio de algodão parcialmente carbonizado, instalado num bulbo de vidro com vácuo, aquecia-se com a passagem da corrente elétrica até ficar incandescente, sem, porém derreter, sublimar ou queimar. A primeira lâmpada que surfiu foi a lâmpada incandescente que é um dispositivo que converte energia elétrica em energia luminosa e energia térmica. As lâmpadas incandescentes geram muito mais calor do que luz, apenas 5% da energia elétrica consumida é convertida em luz e os outros 95% é convertida em calor. Estas lâmpadas está sempre presente há muitos anos iluminando as casas e ruas. Existem outros tipos de lâmpadas como a fluorescente de tubo, a fluorescente compacta, a dicróica.
As lâmpadas fluorescentes são muito mais proveitosas, gastando menos de 80% de energia além de serem de duas a quatro vezes mais eficientes em relação as lâmpadas incandescentes. As fluorescentes chegam normalmente a ter uma vida útil de vinte mil horas de uso contra a durabilidade normal de mil horas das incandescentes. Pensando nesse desperdício a União Européia decidiu banir as lâmpadas incandescentes do mercado a partir de 2012 e no Brasil a partir de 2010, esta mudança será feita aos poucos, só as incandescentes de 100 W serão banidas, mas todas as outras lâmpadas terão o mesmo destino. A lâmpada permaneceu durante todo século XX e chegou praticamente ilesa ao XXI, mas a incandescente parece prevalecer.
O Gênio da Lâmpada
Thomas Alva Edison foi o gênio da lâmpada que nasceu no dia 11 de fevereiro de 1874 em Milan em uma familia de classe media. Foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu vários dispositivos de grande importância para o interesse industrial. Foi considerado o maior inventor de todos os tempos, suas invenções ajudou a criar o mundo em que vivemos hoje. Algumas de suas invenções foi a lâmpada, a maquina de votar, o fonógrafo, o cinetógrafo, o cinescópio, o vitascópio, a ratoeira elétrica, o indicador automático de cotações da bolsa de valores entre outras, criou também o gerador de alto vácuo para a fabricação de lâmpadas, o contador de electricidade, o regulador de corrente para máquinas de soldar elétricas, contribuiu no desenvolvimento da lâmpada elétrica incandescente, no ditafone, gramofone, microfone e o cinescópio. Thomas Alva Edison morreu no dia 18 de outubro de 1931 ao 57 anos.